Ação contra milícia no RJ cumpre mais de 100 mandados

A Operação Consagrado mobiliza cerca de 400 agentes

Publicado em quinta-feira, 27 Agosto, 2020 - 12:46 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma operação do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre hoje(27) 32 mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma milícia, que atua em Nova Iguaçu, na Baixada fluminense. Entre os alvos, estão dois PMs acusados de receber propina do grupo para não coibir suas ações criminosas, e um ex policial apontado como um dos líderes da organização. A operação, chamada de Consagrado, cumpre também 71 mandados de busca e apreensão e mobiliza cerca de 400 agentes.

Segundo o Ministério Público, o grupo criminoso que atua no bairro de Austin possui dimensões consideráveis e pratica crimes como homicídios, roubos, extorsões e estelionatos.

As investigações começaram depois de um duplo homicídio, há um ano e apontaram que o grupo segue o mesmo modo de atuação de outras milícias: exige taxa de segurança aos moradores locais, monopoliza o fornecimento de água e cesta básica, além de oferecer serviços clandestinos de TV a cabo e internet. Mototaxistas também precisam pagar para circular livremente. Ainda de acordo com as denúncias, há indícios de uma aliança entre o bando e uma facção do tráfico de drogas, formando assim uma narcomilícia.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Especializada de Crime Organizado e pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo