Ação contra milícia no RJ cumpre mais de 100 mandados

A Operação Consagrado mobiliza cerca de 400 agentes

Publicado em 27/08/2020 - 12:45 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma operação do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre hoje(27) 32 mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma milícia, que atua em Nova Iguaçu, na Baixada fluminense. Entre os alvos, estão dois PMs acusados de receber propina do grupo para não coibir suas ações criminosas, e um ex policial apontado como um dos líderes da organização. A operação, chamada de Consagrado, cumpre também 71 mandados de busca e apreensão e mobiliza cerca de 400 agentes.

Segundo o Ministério Público, o grupo criminoso que atua no bairro de Austin possui dimensões consideráveis e pratica crimes como homicídios, roubos, extorsões e estelionatos.

As investigações começaram depois de um duplo homicídio, há um ano e apontaram que o grupo segue o mesmo modo de atuação de outras milícias: exige taxa de segurança aos moradores locais, monopoliza o fornecimento de água e cesta básica, além de oferecer serviços clandestinos de TV a cabo e internet. Mototaxistas também precisam pagar para circular livremente. Ainda de acordo com as denúncias, há indícios de uma aliança entre o bando e uma facção do tráfico de drogas, formando assim uma narcomilícia.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Especializada de Crime Organizado e pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo