Deputada federal Flordelis é denunciada pelo assassinato do marido

Cinco filhos e uma neta do casal tiveram a prisão decretada

Publicado em 24/08/2020 - 11:12 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A deputada federal Flordelis (PSD -RJ) foi denunciada como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, crime ocorrido em junho de 2019. A parlamentar deverá responder por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa majorada.

A conclusão do inquérito coincide com a operação realizada nesta segunda-feira pela Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro, para o cumprir nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, todos relativos ao caso. Apesar de apontada como mandante, Flordelis tem imunidade parlamentar e por isso não será presa neste momento.

De acordo com a polícia civil, uma cópia do inquérito será enviada à Câmara dos Deputados, e a medida poderá levar ao afastamento da parlamentar. No entanto, o Ministério Público sustenta que não foram observados elementos de causalidade entre o crime e o cargo ocupado por Flordelis, e por isso defende que neste caso o foro privilegiado não seja levado em conta.

Os mandados de prisão preventiva que estão sendo cumpridos nesta segunda-feira são contra nove dos 11 denunciados pela morte do pastor. Marzy Teixeira da Silva, Simone dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira, Carlos Ubiraci Francisco da Silva, Adriano dos Santos Rodrigues e Flávio dos Santos Rodrigues, filhos do casal, e Rayane dos Santos Oliveira, neta de Flordelis e Anderson.

Também há mandados contra o ex policial Marcos Siqueira Costa e sua mulher, Andreia Santos. Flavio e Marcos já estavam presos desde a primeira fase das investigações. Um outro filho, Lucas Cesar dos Santos, também está detido e, segundo a polícia, foi o responsável pela compra da arma utilizada no crime. Contra ele, não houve um novo pedido de prisão.

Já os mandados de busca e a apreensão são em endereços ligados aos réus em Niterói, São Gonçalo, Rio e Brasília.

De acordo com a denúncia, Flordelis agiu em conluio com os outros dez denunciados e é a responsável por arquitetar e convencer o executor e demais acusados a participarem do crime, sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio.

Flávio dos Santos teria sido o autor dos disparos na casa da família, no bairro de Pendotiba, em Niterói, na região metropolitana do Rio. O motivo do crime seria o fato de Anderson manter rigoroso controle das finanças e as disputas de poder na família. A investigação aponta também que houve tentativas de homicídio anteriores, sem sucesso, com a administração de veneno na comida e bebida do Pastor, ao menos seis vezes.

Anderson do Carmo foi assassinado no dia 16 de junho do ano passado. Na ocasião, Flordelis relatou que o pastor teria sido morto durante um assalto, após o casal ter sido seguido por elementos suspeitos em uma moto. Ele foi atingido com 30 tiros após voltar ao carro para buscar pertences.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Postos de gasolina são investigados por propaganda enganosa

Para evitar propagandas enganosas de descontos em postos de combustível, o Ministério da Justiça e Segurança Pública começou uma investigação sobre atuação de duas grandes redes de postos.

Baixar arquivo
Esportes

CBF divulga equipes da SuperCopa do Brasil de Futebol Feminino

Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Real Brasília são as equipes que disputarão a primeira edição da competição, que deve acontecer entre os dias 6 e 13 de fevereiro.

Baixar arquivo
Política

Audiência pública analisa piso salarial para enfermeiros e categoria

Após acordos internos para a aprovação do texto, o valor passou para R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras. Sem depender de jornada semanal trabalhada.

Baixar arquivo
Esportes

Série A: confira os resultados dos jogos que finalizaram a 37ª rodada

A classificação do Campeonato Brasileiro traz o Atlético Mineiro em primeiro, com 84 pontos; em segundo o Flamengo, com 71 e em terceiro o Palmeiras, com 63.

Baixar arquivo
Saúde

STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo