Aumenta em mais de 300% casos de estelionato virtual no DF

Os dados levaram em conta os seis primeiro meses do ano

Publicado em quinta-feira, 20 Agosto, 2020 - 11:18 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A dentista Camila Rico, de Brasília, passou por um susto este mês: teve o número do Whatsapp clonado. Fingindo que era ela, o golpista enviou mensagens aos contatos dizendo que precisava fazer uma transferência, mas estava com problemas no aplicativo do banco. Uma amiga desconfiou da história e avisou a irmã dela por telefone. Depois de saber do golpe, Camila alertou os amigos pelas redes sociais e procurou a polícia.

Dados da Polícia Civil do Distrito Federal mostram que o número de ocorrências de estelionato virtual aumentou 347%, no primeiro semestre deste ano; em comparação ao mesmo período de 2019.

Este aumento se deve ao maior tempo de utilização da internet e ao aumento no número de transações de comércio on-line.

Ainda de acordo com a Polícia, as vítimas não possuem um perfil específico. Pode acontecer com pessoas de diversas idades e classes, ou localidade.

O delegado Giancarlos Zuliani, da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Brasília, faz um alerta sobre alguns cuidados para não cair em golpes pela internet.

Essas e outras orientações estão nas cartilhas lançadas pela Polícia Civil do Distrito Federal e podem ser acessadas no site da Agência Brasília.

Caso a pessoa caia em um desses golpes virtuais, deve entrar em contato com a Polícia no número 197 ou procurar a delegacia mais próxima.


 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo