Força-tarefa cumpre mandados em nova etapa da Operação Intocáveis

Os alvos da operação são acusados de lavagem de dinheiro

Publicado em 02/09/2020 - 12:30 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma operação realizada nesta manhã(02) mira mais uma vez integrantes de uma milícia com atuação em Rio das Pedras, na zona oeste carioca. De acordo com o Ministério Público, o objetivo é cumprir 3 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo em cinco bairros da região. Os alvos da operação chamada de Intocáveis III são acusados de lavar o dinheiro da organização criminosa.

Segundo as investigações, o grupo é liderado por Marcus Vinícius Reis do Santos, conhecido como “Fininho”, preso após ser denunciado na primeira fase da operação, e suspeito de ser braço direito de Maurício Silva da Costa, o “Maurição”, outro chefe de milícia que atua na região e também já denunciado. O MP afirma que mesmo dentro do presídio Marcus Vinícius continua dando ordens aos comparsas.

Outros cinco denunciados nessa nova operação, um deles já preso na fase anterior, atuavam como laranjas, simulando ser proprietários de bens que na verdade pertenciam a Fininho e constituindo empresas. Uma sexta denunciada auxiliava o grupo com a contabilidade da agiotagem, uma das atividades ilícitas mais lucrativas exploradas pela milícia. O lucro ilegal do grupo ultrapassou R$ 5 milhões, valor que agora está bloqueados pela Justiça.

Ainda segundo o Ministério Público, durante o período em que esteve foragido, “Fininho” também se valeu das contas bancárias de integrantes da organização criminosa para guardar e movimentar valores, que eram dissimulados com a aquisição de imóveis de alto padrão, incompatíveis com seus rendimentos.

A denúncia foi recebida pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, que determinou o cumprimento dos mandados.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo