Operação investiga fraude na compra de camas hospitalares em Tocantins

Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão

Publicado em 18/09/2020 - 15:46 Por Bianca Paiva - Brasília

A aquisição supostamente irregular de 590 camas hospitalares pelo governo do Tocantins é o alvo das investigações da Operação 'Cama de Tut', deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União.

As apurações apontam possível fraude no processo licitatório conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde. Os investigados são acusados de alienar os leitos com valores quase 227% superiores aos praticados pelo mercado e pela própria empresa que venceu o certame. O superfaturamento teria sido de mais de R$ 7 milhões.

A justiça federal expediu seis mandados de busca e apreensão para cumprimento em Palmas, capital tocantinense, e na cidade de São Paulo.

Os envolvidos no esquema poderão responder pelos crimes de fraude a licitação e peculato; com penas que, somadas, podem chegar a 16 anos de reclusão.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins declarou que está à disposição dos órgãos de controle para todos os esclarecimentos a respeito do processo de aquisição das camas elétricas.

A pasta afirma que os leitos foram licitados e adquiridos por valor inferior à média nacional do Banco de Preço, base mais confiável de consulta disponível no mercado. Além disso, explicou que a compra dos mobiliários era uma necessidade, pois há décadas não havia grandes investimentos do Estado nesta área.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo