Operação investiga fraude na compra de camas hospitalares em Tocantins

Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão

Publicado em 18/09/2020 - 15:46 Por Bianca Paiva - Brasília

A aquisição supostamente irregular de 590 camas hospitalares pelo governo do Tocantins é o alvo das investigações da Operação 'Cama de Tut', deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União.

As apurações apontam possível fraude no processo licitatório conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde. Os investigados são acusados de alienar os leitos com valores quase 227% superiores aos praticados pelo mercado e pela própria empresa que venceu o certame. O superfaturamento teria sido de mais de R$ 7 milhões.

A justiça federal expediu seis mandados de busca e apreensão para cumprimento em Palmas, capital tocantinense, e na cidade de São Paulo.

Os envolvidos no esquema poderão responder pelos crimes de fraude a licitação e peculato; com penas que, somadas, podem chegar a 16 anos de reclusão.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins declarou que está à disposição dos órgãos de controle para todos os esclarecimentos a respeito do processo de aquisição das camas elétricas.

A pasta afirma que os leitos foram licitados e adquiridos por valor inferior à média nacional do Banco de Preço, base mais confiável de consulta disponível no mercado. Além disso, explicou que a compra dos mobiliários era uma necessidade, pois há décadas não havia grandes investimentos do Estado nesta área.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo