Cidade do Maranhão fica sem policiais civis durante a pandemia

Publicado em 27/10/2020 - 20:37 Por Renata Martins - Brasília

A falta de policiais civis no município maranhense de Arari foi parar na justiça. O Ministério Público do Maranhão entrou com uma ação civil pública para que o governo estadual designe um delegado, três investigadores e um escrivão para a cidade.

Arari tem cerca de 30 mil habitantes e fica a 168 quilômetros da capital São Luís.

Todos os três investigadores lotados no município estão afastados do trabalho desde o início da pandemia, por serem do grupo de risco. O único escrivão da cidade trabalha em regime de plantão, dois dias por semana.

Na ação, a promotora de justiça Patrícia Fernandes afirma que a falta de profissionais da segurança pública prejudica os trabalhos do MP. Não é possível fazer diligências, localizar testemunhas nem realizar exames de corpo de delito.

Morador de Arari, Júlio Diniz relata a dificuldade de registrar um boletim de ocorrência.

A professora Maria Gorete Coelho lamenta que conflitos e crimes estão ficando sem solução.

O governo do Maranhão afirmou que, de 2019 para cá, nomeou mais de 200 profissionais, entre delegados, escrivães, investigadores e peritos criminais. Porém, desde maio, tem encontrado dificuldades em razão da Lei Complementar Federal que proíbe a nomeação de aprovados em concurso público e que gerem aumento de despesa por 180 dias.

O Executivo estadual ressaltou ainda que, em razão da pandemia, precisou afastar tanto os trabalhadores com casos confirmados como os de grupos de riscos em diversas localidades do Maranhão.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo