PF faz operação contra criminosos especializados em fraudes na Caixa

A operação chamada de Abono acontece na região metropolitana do Rio

Publicado em 22/10/2020 - 16:40 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Uma operação realizada pela Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio, mira uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal. 8 pessoas já foram presas, uma delas em flagrante pela falsificação de documentos públicos.

No total, estão sendo cumpridos na operação chamada de Abono, 8 mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão.

Segundo a Polícia, na residência de um dos presos foram encontrados diversos documentos falsificados e material utilizado para a falsificação. Os prejuízos causados pelo grupo seriam superiores a R$ 2 milhões.

A Polícia Federal afirma que eles operam por meio de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS e de Cota PIS, além de retiradas de valores de contas da Caixa.

O grupo criminoso contava ainda com a participação direta de um funcionário da Instituição que também foi preso. Ao longo de toda a investigação 23 pessoas foram indiciadas, além de outras quatro prisões em flagrante e duas prisões preventivas efetuadas em momentos anteriores.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Estelionato qualificado, organização criminosa, Peculato, Crimes contra o Sistema Financeiro e Lavagem de capitais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo