PF faz operação contra criminosos especializados em fraudes na Caixa

A operação chamada de Abono acontece na região metropolitana do Rio

Publicado em 22/10/2020 - 16:40 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Uma operação realizada pela Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio, mira uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal. 8 pessoas já foram presas, uma delas em flagrante pela falsificação de documentos públicos.

No total, estão sendo cumpridos na operação chamada de Abono, 8 mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão.

Segundo a Polícia, na residência de um dos presos foram encontrados diversos documentos falsificados e material utilizado para a falsificação. Os prejuízos causados pelo grupo seriam superiores a R$ 2 milhões.

A Polícia Federal afirma que eles operam por meio de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS e de Cota PIS, além de retiradas de valores de contas da Caixa.

O grupo criminoso contava ainda com a participação direta de um funcionário da Instituição que também foi preso. Ao longo de toda a investigação 23 pessoas foram indiciadas, além de outras quatro prisões em flagrante e duas prisões preventivas efetuadas em momentos anteriores.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Estelionato qualificado, organização criminosa, Peculato, Crimes contra o Sistema Financeiro e Lavagem de capitais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo