Rio contabiliza 100 mortos por bala perdida somente em 2020

Os dados são da Plataforma Fogo Cruzado

Publicado em 19/10/2020 - 14:48 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Desde o início do ano, a região metropolitana do Rio de Janeiro contabilizou 100 pessoas atingidas por balas perdidas, sendo 25 crianças e adolescentes e 11 idosos. Do total, 17 não resistiram aos ferimentos e morreram, 5 delas menores.

Os dados são da Plataforma Fogo Cruzado, que monitora os tiroteios e situação de segurança pública no Rio. Os números foram fechados antes, no entanto, de mais uma tragédia nesta segunda-feira (19), um jovem de 23 anos morreu ao ser atingido por uma bala perdida dentro de casa no Catumbi, na Zona Norte do Rio. O levantamento da plataforma indica que a pandemia apenas atrasou um pouco a marca de 100 baleados neste ano. Em 2019, o número foi atingido já no mês de julho, 88 dias antes.

A analista de dados da plataforma Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, destaca que apesar de o número de baleados ter diminuído neste ano, não há o que comemorar.

Em 67 dos 100 casos, as pessoas foram atingidas em situações que contavam com a presença de agentes de segurança. O número chama atenção diante da decisão do Supremo Tribunal Federal, de proibir operações nas favelas durante a pandemia do novo coronavírus.

Apesar dessa limitação, as ações policiais foram o motivo de início dos tiroteios ou disparos em 52 dos casos. Outros motivos foram ataques a civis, disputa entre facções, roubo ou tentativa de roubo e tentativa de homicídio quando outras pessoas não envolvidas acabam atingidas.

Entre as cidades da Região Metropolitana, a capital concentrou mais da metade dos atingidos, seguida por São Gonçalo, com 32 ocorrências, São João de Meriti, Niterói e Belford Roxo tiveram três ocorrências cada. A Polícia Militar e a Polícia Civil foram procuradas para comentar os dados e questionadas sobre a realização das operações mesmo com a proibição do STF, mas não responderam até o fechamento desta reportagem.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo