Rio teve 150 operações policiais em favelas depois de decisão do STF

Desde 5 de junho, só em casos excepcionais podem ocorrer operações

Publicado em 22/10/2020 - 12:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Desde o dia 5 de junho, as ações policiais em favelas do Rio estão proibidas por determinação do Supremo Tribunal Federal. Mesmo assim, de lá até o último dia 7, mais de 150 operações foram notificadas ao Ministério Público.

As comunicações foram, em sua maioria, encaminhadas diretamente pelas Polícias Militar e Civil. O Ministério Público, que é o responsável pelo controle externo da atividade policial, informou ainda que a decisão do STF não retira das corporações a avaliação exclusiva sobre a necessidade das ações.

Mas a liminar do ministro Edson Fachin determina que as operações aconteçam somente em hipótese de absoluta excepcionalidade. O texto não detalha, no entanto, quais seriam esses casos.

E é justamente esse ponto que o sociólogo e professor da UFF, Daniel Hirata, critica na decisão.

A opinião é compartilhada pelo defensor público Daniel Lozoya, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria do Rio. Ele ressalta que situações excepcionais não podem ser normalizadas.

Desde o início do ano, a região metropolitana do Rio de Janeiro contabilizou 100 pessoas atingidas por balas perdidas, segundo dados da plataforma Fogo Cruzado, que monitora a violência armada no estado. Os números indicam, ainda, que em 79% dos casos, havia a presença de agentes de segurança.

Para a analista da plataforma Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, o percentual demonstra uma necessidade de mudança no formato das operações policiais.

Procurada, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, mesmo diante da decisão do STF, houve a necessidade da realização de operações policiais em áreas com potencial resistência criminosa. A justificativa considera que há circulação de armas, inclusive de alto poder de destruição, nas mãos de grupos criminosos que fazem, segundo a corporação, a opção pelo confronto armado.

A nota ressalta que o protocolo da Polícia Militar tem como objetivo a preservação da vida e que, mesmo diante do cenário imposto pela pandemia, e com a restrição estabelecida a partir de junho, a Polícia Militar apreendeu somente este ano mais de 5 mil armas de fogo, sendo 212 fuzis.

A reportagem também solicitou posicionamento junto à Polícia Civil, que não retornou até o fechamento desta reportagem.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo