21 pessoas são presas durante operação de combate à milícias no Rio

Força-Tarefa tem como objetivo asfixiar as fontes de renda do grupo

Publicado em 04/11/2020 - 20:06 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Vinte e uma pessoas foram presas nessa quarta-feira (04), no Rio de Janeiro, durante operação contra o braço financeiro de milícia que atua em Guaratiba, zona oeste da cidade.

O grupo alvo seria chefiado por Wellington da Silva Braga, o "Ecko",  tido como um dos principais líderes de milícias na região. A Força-Tarefa criada pela Polícia Civil tem como objetivo asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais os milicianos.

Entre os crimes investigados estão cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia, instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet, o chamado gatonet, armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água, parcelamento irregular de solo urbano, exploração e construções irregulares, comércio de areia e outros crimes ambientais. 

A milícia de Guaratiba também é investigada por venda de produtos falsificados, contrabando, transporte alternativo irregular e exploração de estabelecimentos comerciais para lavagem de dinheiro.

Desde o último dia 14 de outubro, uma série de ações vêm sendo realizadas para deter a ação desses grupos  no estado. Segundo a Polícia Civil, o planejamento para o combate às milícias atualmente  aplica o sistema chamado de Operação e Asfixia.

Após ação do serviço de inteligência, a Polícia realiza operações pontuais contra o grupo criminoso, com a permanência de agentes na área de atuação dos grupos para sufocar a entrada de dinheiro na organização.  

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo