Polícia deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial

Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão em 14 estados

Publicado em 10/12/2020 - 13:31 Por Nelson Lin - São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação 2ª Parcela, contra fraudes no auxílio emergencial. Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão em 14 estados, além de 7 prisões, 4 no Rio de Janeiro e 3 na Paraíba.

De acordo com os delegados, São Paulo concentra 40% dos casos em investigação. A justiça também determinou o bloqueio nos valores de 650 mil reais em diversas contas dos fraudadores. Além desses valores bloqueados, a Polícia Federal afirmou que através de ação de prevenção e bloqueio de transações suspeitas, estima-se que mais de R$ 2 bilhões do auxílio emergencial deixaram de ser pagos indevidamente.

Assim como na primeira operação, chamada 1ª Parcela, a maior parte das fraudes ocorriam através de simulação de transação comercial por meio de emissão de boletos ou QR codes. Ainda de acordo com o delegado, uma das investigadas e que teve material apreendido é funcionária de uma instituição financeira. 

O delegado da Polícia Federal e chefe de crimes fazendários de Brasília, Cleo Mazzotti, explicou com detalhes como os golpistas usavam o aplicativo do Caixa Tem para efetuar a fraude.

A Polícia Federal também informou que, a partir das buscas e apreensões desta quinta-feira (10), há material para efetuar novas operações contra fraudes do auxílio emergencial.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo