MP apura se governo de RO fraudou leitos para manter plano de abertura

Vagas que nunca existiram e fila para UTI estão entre argumentos

Publicado em 27/01/2021 - 19:55 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério Público de Rondônia apura se houve fraude na divulgação da ocupação de leitos pelo Governo do Estado. O órgão investiga se a conduta poderia evitar medidas mais restritivas no combate a pandemia.

O inquérito civil público analisa se ocorria adulteração nos relatórios divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, podendo configurar crime de falsidade ideológica e improbidade administrativa, que pode ter contribuído para o agravamento da pandemia no estado.

De acordo com o MP, no último dia 6 de janeiro um relatório apontava a disponibilidade de 41 leitos de UTI. No dia 8, o número caiu para 20 leitos. Isso teria ocorrido com a inclusão indevida de 30 leitos do Hospital de Campanha da Zona Leste, que nunca estiveram disponíveis por falta de médicos.

Em outra ocasião, o relatório apresentava leitos disponíveis, mas 30 pacientes aguardavam na fila por uma vaga de UTI no estado. Isso evitaria que as cidades, como a capital Porto Velho, regredissem nas fases do plano de abertura de atividades durante a pandemia.

Em nota, o governo de Rondônia afirmou que os relatórios epidemiológicos retratam a dinâmica do momento de sua expedição, podendo variar durante o mesmo dia e até hora, de acordo com a internação, alta médica e óbito de pacientes.

Disse ainda que a metodologia de confecção dos relatórios foi sendo gradualmente aperfeiçoada para retratar de forma fidedigna a ocupação dos leitos.

O Governo do Estado ressaltou que a variação da taxa de ocupação de leitos dentro do mesmo dia não tem potencial de interferir na reclassificação das fases de retomada, já que é utilizada a média dos últimos 7 dias para definição da fase de cada cidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo