RJ: motociclista morre baleado na Cidade de Deus e moradores acusam PM

Houve protesto contra o assassinato na Linha Amarela

Publicado em 04/01/2021 - 16:20 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Um motociclista, morador da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi assassinado com um tiro de fuzil próximo a uma das entradas da favela na manhã desta segunda-feira. Moradores da comunidade que testemunharam o crime acusam policiais militares.  Em protesto, bloquearam o trânsito na pista sentido zona norte da Linha Amarela, que margeia a Cidade de Deus.

O bloqueio, com pedaços de madeira e pedras, durou cerca de meia hora, o suficiente para causar um enorme engarrafamento na via expressa. A liberação aconteceu após negociação com a Polícia Militar.

Em um vídeo publicado no Facebook, testemunhas contam que Marcelo Guimarães, de 38 anos, havia acabado de deixar o filho na creche e que seguia para o trabalho, em uma marmoraria, na Cidade de Deus. Mas, quando passou por uma barreira da PM, não ouviu a ordem dos policiais para parar e foi atingido por um tiro.

Uma testemunha diz que viu e filmou toda a ação. Seu nome está sendo preservado.

Em nota, a Polícia Militar diz que equipes do Batalhão de Jacarepaguá, que reforçam o policiamento nas imediações da Comunidade Cidade de Deus, foram atacadas por disparos de arma de fogo realizados por criminosos de dentro da comunidade. Os policiais reagiram e no momento da ação, um motociclista que passava pelo local foi atingido e não resistiu ao ferimento.

A nota diz, ainda, que um Inquérito Policial Militar vai apurar as circunstâncias do fato. A Delegacia de Homicídios da Capital também investiga o caso.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo