RJ: Polícia e Conselho de Enfermagem têm estratégia contra fura-filas

Cruzamento de dados via CPF está entre as medidas

Publicado em 26/01/2021 - 16:59 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Civil e Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro definiram uma estratégia para fiscalizar irregularidades no processo de imunização contra a Covid-19 e investigar desvios de vacinas no estado. A intenção é garantir que os grupos prioritários de fato recebam as doses iniciais, evitando, assim, os fura-filas.

Para isso, ficou definido, em reunião realizada nesta segunda-feira, o cruzamento de dados via CPF de todos que receberem as doses. Também foi acertado o alinhamento dos responsáveis técnicos das instituições em relação a abusos e privilégios e a necessidade de documentação e encaminhamento dos casos à autoridade policial.

No encontro, várias denúncias foram entregues. A presidente do Conselho de Enfermagem, Lilian Behring, disse que as irregularidades são de toda ordem, desde desvios até casos de autoridades que levam a família para se imunizar.

Ainda segundo a presidente do Coren do Rio de Janeiro, o controle vai evitar o desabastecimento, uma vez que cada CPF estará relacionado a duas doses da vacina.

Para o delegado Thales Nogueira, os relatórios vão permitir um controle maior sobre a destinação das vacinas, já que a polícia vai receber as informações sobre a quantidade de doses em estoque, além do número de pessoas imunizadas. Com os dados, será possível evitar os desvios.

O delegado informou que a pena para infração de medida sanitária, é de prisão até um ano de prisão. Os desvios também podem resultar em crimes mais graves, com detenção de até 12 anos.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo