Pesquisa revela sequelas meses após infecção por covid-19

As mais relatadas são dor de cabeça, perda do olfato e fadiga

Publicado em 15/02/2021 - 13:22 Por Daniella Longuinho - Brasília

A cura da covid-19 pode ser um processo que se estende além do final da fase aguda da doença. Mesmo pacientes com quadros leves têm procurado atendimento médico com diferentes sintomas após os catorze dias de isolamento. Os mais comuns são dor de cabeça, perda do olfato e do paladar; mas há também algumas sequelas como sonolência, fadiga e problemas cognitivos.

Os primeiros resultados da pesquisa NeuroCovid, conduzida pela neurologista e professora da Unicamp Clarissa Lin Yasuda, mostraram que os pacientes examinados tinham múltiplas queixas, mesmo dois meses após a infecção.

Dados da Organização Mundial da Saúde de antes da pandemia mostram que 9% da população brasileira sofre de ansiedade; entre os participantes da pesquisa Neurocovid, esse índice ficou em 28%. Outra constatação do estudo foi uma elevada alteração no modo como o cérebro dos pacientes se conecta após a infecção pela doença.

A farmacêutica Lidiana Marcolino, de 30 anos, moradora de Brasília, foi diagnosticada com covid-19 em junho do ano passado, com quadro leve. Passados oito meses, ela ainda não se sente recuperada.

O caso é parecido com o da professora Lilian Borges, de 32 anos, moradora do município de Novo Gama, Goiás. Ela também se queixa de sequelas, mesmo seis meses após o diagnóstico de covid-19.

Cerca de duas mil pessoas responderam à pesquisa NeuroCovid na primeira fase; a maioria mulheres. Além de um questionário online, os participantes que moram na região de Campinas, no interior de São Paulo, passaram por exames e avaliações médicas. A pesquisadora Clarissa Lin Yasuda explica que o questionário é aberto a interessados de todo o país, e que a pesquisa vai continuar acompanhando os pacientes com sintomas persistentes.

Um outro estudo, realizado pela Associação Médica do Brasil com 3,8 mil médicos de todas as regiões do país, aponta que 73% dos profissionais entrevistados constataram que pacientes infectados com o novo coronavírus apresentam sequelas após a cura. O presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, explica que cada paciente com queixas pós-covid é tratado de acordo com o quadro clínico.

Em caso de sintomas persistentes da covid-19, a recomendação é procurar atendimento médico.

Com produção de Michelle Moreira. 

 

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo