Prefeito de Pacaraima (RR) é investigado por desvio de recursos

Suspeita é que rede de postos de combustível recebeu dinheiro público

Publicado em 25/02/2021 - 14:38 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O prefeito de Pacaraima, em Roraima, Luciano Torquato, do Republicanos, está sendo investigado por suspeita de ter desviado recursos da educação e combate à covid-19 no município.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, os desvios podem chegar a R$ 10 milhões do caixa da prefeitura. A cidade tem pouco mais de 4,5 mil habitantes.

Há suspeita de irregularidades em mais de 20 licitações entre 2019 e 2020, como superfaturamento nos contratos e uso dos equipamentos e servidores da prefeitura para executar serviços que deveriam ser feitos por empresas privadas contratadas pela administração municipal.

As investigações indicam que o dinheiro que deveria ter sido destinado para custear ações de combate ao novo coronavírus foi desviado para uma rede de postos de combustíveis na capital do estado, Boa Vista.

Essa rede também teria recebido recursos que seriam do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do programa Criança Feliz, voltado para atender crianças na primeira infância.

Durante uma operação da Polícia Federal, nessa terça-feira (23), foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Pacaraima e em Boa Vista.

Em nota, a prefeitura de Pacaraima informou que foi surpreendida com ação da Polícia Federal.

A nota diz ainda que o inquérito policial corre em segredo de Justiça, o que dificulta ao município de Pacaraima emitir qualquer juízo de valor contrário ao que restou divulgado, entretanto, esclarece que está à disposição da Justiça para demonstrar a inexistência de práticas ilegais de seus agentes.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo