Operação busca desarticular quadrilha de adulteração de combustíveis

O grupo teria movimentado quase R$ 4,8 bilhões

Publicado em 15/03/2021 - 21:55 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Receita Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público de São Paulo tentam desmontar uma organização criminosa que teria movimentado algo como R$ 4,8 bilhões adulterando combustíveis.

Nessa segunda-feira foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, nove em São Paulo e dois em Mato Grosso.

Segundo as investigações, as empresas recebiam a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a importação de nafta para uso na indústria petroquímica, mas a substância era adicionada ao combustível. A nafta é semelhante à gasolina, mas de custo menor e muito mais poluente.

O grupo também fraudava o Arla 32, um aditivo para o óleo diesel que ajuda a reduzir a  emissão de partículas no meio ambiente.

A superintendente adjunta da Receita Federal em São Paulo, Mirela Batista, explicou que o esquema envolve um empresário que usa contas laranjas para receber recursos da organização. O empresário não foi identificado, mas estaria na lista dos grandes devedores da receita. Segundo a superintendente, o esquema desviou 270 milhões de reais apenas em sonegações fiscais.

Os mandados cumpridos nessa segunda-feira fazem parte da segunda fase da operação Arinna. O grupo vem sendo investigado desde o ano passado. Os envolvidos já respondem por alteração de combustível e falsidade ideológica. Agora o Ministério Público deve fazer novas denúncias. Os investigadores falam em centenas de postos que receberam combustível adulterado.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo