PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Publicado em 13/04/2021 - 16:52 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alguns estados brasileiros apontaram queda na criminalidade no mês passado. Um dos que registrou redução foi o Pará. Segundo dados da secretaria estadual de segurança, diminuíram as ocorrências nos CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais, que são homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Os números desse tipo de crimes foram quase os mesmos de março do ano passado, mas 37% abaixo do mesmo mês de 2018.  Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará, março de 2021 teve a segunda melhor queda na criminalidade para o mês desde 2010.

Para o secretário de segurança pública do Estado, Ualame Machado, a redução dos crimes está relacionada ao trabalho da polícia, mais do que a chegada da pandemia.

Já em Santa Catarina, os índices de criminalidade caíram no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Dados da segurança pública apontam queda de 30% nos roubos e furtos e de 20% nos homicídios. Para o secretário de Segurança, Charles Vieira, esses dados não têm relação direta com a pandemia de coronavírus.

No Rio Grande do Sul, a pandemia da covid-19 também teve impacto nos indicadores criminais, como o latrocínio, que é o roubo seguido de morte, que caiu em quase 90%, em março, e atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em 2002. O secretário de Segurança Ranolfo Vieira, destaca a queda no número de feminicídios e outros crimes, em relação a março de 2020:

Para o professor de Gestão Pública da FGV e membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes, principalmente contra o patrimônio, tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia.

Mas o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, discorda da relação entre pandemia e redução dos crimes. Apesar de o mês de março ter apresentado o menor número de homicídios dos últimos 22 anos, ele argumenta que em 2019, portanto antes do surgimento do coronavírus no país, o DF tinha registrado a menor taxa em 35 anos. O secretário considera que o alto percentual de resolução de crimes contra a vida, pela polícia civil brasiliense, foi decisivo. Ele justifica que a identificação e a prisão de autores desse tipo de crime impediram a reincidência.

Edição: Nadia Faggiane/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo