Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Publicado em 18/05/2021 - 18:34 Por Com supervisão de Graziele Bezerra, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

A falsa carta, enviada em nome do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização, traz os valores da suposta indenização - por exemplo R$66 mil - e ainda pede pra pessoa entrar em contato, por telefone, com uma central de agendamento, para informar os dados bancários.

Adriana Toledo, presidente do conselho de recursos do sistema diz que tomou conhecimento do golpe depois que contribuintes começaram a ligar pedindo esclarecimentos sobre eventuais pagamentos.

Adriana reforça que o Conselho não tem competência para pagar qualquer indenização ou resgate de contribuições previdenciárias, e não é responsável pela carta.

Além das cartas, qualquer ligação telefônica, e-mail, ou outra forma de contato feito por alguém que se identifique como conselheiro ou servidor do ministério é uma tentativa de golpe, e deve ser denunciada imediatamente. A Polícia Federal já foi informada sobre o caso.

Edição: Graziele Bezerra/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam de acordo com a mercadoria e variam entre R$ 1,5 mil; e mais de 380 mil reais.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo