PF deflagra operação Background que apura desvios por sonegação fiscal

Publicado em 05/05/2021 - 14:39 Por Nelson Lin, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a operação Background para investigar integrantes de um grupo empresarial de Pernambuco, com atuação em âmbito nacional, que teria desviado mais de R$ 8 bilhões através de práticas de sonegação fiscal e evasão no pagamento de direitos trabalhistas. A operação teve participação também da Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Pará e Distrito Federal. Nas imagens disponibilizadas da operação, é possível ver a apreensão de joias, obras de arte, iates e lanchas, além de dinheiro vivo.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo empresarial organizou um sofisticado esquema contábil para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo os recursos para sócios e laranjas. De acordo com Cleo Mazzotti, coordenador geral de polícia fazendária, os criminosos utilizavam o Refis, o programa de regularização de débitos da receita federal ano a ano, e não pagavam o que era devido à Receita Federal.

Houve esvaziamento patrimonial de algumas empresas de forma criminosa que deixaram centenas de trabalhadores  sem receber salários e outros direitos trabalhistas. Um dos objetivos da operação da policia federal seria justamente devolver aos trabalhadores recursos que lhes seriam de direito, e reconhecidos inclusive pela justiça do trabalho, conforme explicou a procuradora do MPT de Pernambuco, Débora Tito.

Os investigados vão responder pela prática de crimes tributários, financeiros, contra a organização do trabalho, pela formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.


 

Edição: Nádia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo