Governador do RJ exonera diretor do Degase após denúncias de abusos

Publicado em 02/07/2021 - 16:08 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após denúncias de abusos sexuais cometidos contra internas que cumprem medidas no Degase, Departamento de Ações Socioeducativas no Rio de Janeiro, o governador Claúdio Castro determinou a exoneração do diretor da unidade. A informação foi confirmada em nota divulgada nesta sexta-feira. O texto esclarece que os demais agentes envolvidos na denúncia também foram afastados por decisão da Justiça.

O pedido de afastamento, feito pelo Ministério Público Estadual, foi acolhido pelo juízo da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Capital.

As exonerações foram assinadas pelo secretário estadual de Educação, Alexandre Valle. O secretário disse que, além do diretor, outros integrantes do Degase também foram demitidos. Valle explicou, ainda, que a investigação corria sob sigilo e que a Secretaria só tomou conhecimento do caso na quinta-feira.

A Defensoria do Rio de Janeiro emitiu nota pública dizendo que recebeu a notícia das exonerações com surpresa, já que, segundo o órgão, tanto o diretor quanto o corregedor do Degase estavam colaborando para reunir provas e permitir a rápida apuração dos abusos revelados pelas internas.

Além das demissões, o governador também determinou ao secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, que apure o caso com rigor. Em relação às adolescentes que denunciaram os abusos, Castro informou que a Secretaria de Vitimados deverá prestar todo auxílio necessário. O Ministério Público também está acompanhando o caso.

O Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa fica na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, e é o único em todo o estado destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de menores de idade do sexo feminino. Hoje, o local, conta com 19 internas.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo