Mais de 500 presos e 105 armas apreendidas na Operação Acalento

Publicado em 16/07/2021 - 15:11 Por Maíra Heinen - Brasília

Mais de 500 pessoas foram presas no Brasil e 105 armas apreendidas durante a Operação Acalento, de combate a violência contra crianças e adolescentes. Os resultados da ação, realizada desde o início de junho pelas polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, foram apresentados nesta sexta-feira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nas palavras do secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo Carrijo, os números da Operação Acalento comprovam uma triste realidade: grande parte das agressões vem de familiares e ou pessoas muito próximas à família de criança e adolescentes.

Segundo Alfredo Carrijo, a pandemia piorou o cenário de violência contra crianças no país.

A operação começou no dia 4 de junho, e até o momento foram efetuadas 528 prisões. Mas esses números ainda podem aumentar com o repasse de informações dos estados. O estupro de vulneráveis configura 80% dos casos, de acordo com a delegada da Polícia Civil do Amazonas, Fernanda Antonucci,

Os integrantes da operação reportaram ainda crimes de grande repercussão, como um caso de tortura cometido pelo pai de uma criança de oito anos em Goiânia e ainda o caso de tentativa de venda de uma criança por um casal na Bahia.

Os cinco estados com mais prisões foram São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo