Mais de 500 presos e 105 armas apreendidas na Operação Acalento

Publicado em 16/07/2021 - 15:11 Por Maíra Heinen - Brasília

Mais de 500 pessoas foram presas no Brasil e 105 armas apreendidas durante a Operação Acalento, de combate a violência contra crianças e adolescentes. Os resultados da ação, realizada desde o início de junho pelas polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, foram apresentados nesta sexta-feira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nas palavras do secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo Carrijo, os números da Operação Acalento comprovam uma triste realidade: grande parte das agressões vem de familiares e ou pessoas muito próximas à família de criança e adolescentes.

Segundo Alfredo Carrijo, a pandemia piorou o cenário de violência contra crianças no país.

A operação começou no dia 4 de junho, e até o momento foram efetuadas 528 prisões. Mas esses números ainda podem aumentar com o repasse de informações dos estados. O estupro de vulneráveis configura 80% dos casos, de acordo com a delegada da Polícia Civil do Amazonas, Fernanda Antonucci,

Os integrantes da operação reportaram ainda crimes de grande repercussão, como um caso de tortura cometido pelo pai de uma criança de oito anos em Goiânia e ainda o caso de tentativa de venda de uma criança por um casal na Bahia.

Os cinco estados com mais prisões foram São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo