Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Publicado em 05/08/2021 - 21:20 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco. A operação recebeu o nome de Shark, que significa tubarão, em inglês.

Os golpistas diziam que trabalhavam para empresas de consultoria financeira e, de acordo com a investigação, o esquema movimentou 90 milhões de reais.

O delegado titular da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, Wisllei Salomão, explica que os golpistas que incentivavam a vítima a fazer empréstimo e transferir o valor aos criminosos que tinham o compromisso de pagar as prestações.

Somente no Distrito Federal, 70 pessoas foram enganadas. As vítimas normalmente eram servidores públicos, idosos e aposentados que possuem ou possuíram empréstimos consignados e que ainda têm margem para novos empréstimos. O contato inicial era sempre por meio de ligação telefônica.

Os criminosos chegavam a dizer que tinham autorização do Banco Central para telefonar para as vítimas e propor uma suposta renegociação das dívidas. Na prática, eles convenciam as pessoas a assinarem novos contratos com taxas mais elevadas. Outra forma de aplicar o golpe era convencer as pessoas a pagarem um valor em troca da liquidação do empréstimo. No fim das contas, o dinheiro era desviado e, além do prejuízo, a vítima continuava com a dívida.

Os policiais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, na região central de Brasília, em bairros das zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os criminosos vão responder por crimes contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo