PF e PRF deflagraram a Operação Poturu para reprimir o garimpo ilegal

Publicado em 04/08/2021 - 19:18 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal deflagraram, entre essa terça e quarta-feira, uma operação para reprimir o garimpo ilegal no Pará.

Batizada de Operação Poturu, as ações foram concentradas no entorno de terras indígenas da região conhecida como Calha Norte, no município de Almeirim.

A PF estima o dano causado pelo garimpo ilegal naquela área em 74 milhões e meio de reais. Foram desmatados 325 hectares da vegetação amazônica nativa. Também houve extração dos minérios presentes no solo local.

Os agentes desativaram o garimpo no Pará por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados pelos criminosos. Foram apreendidas duas retroescavadeiras hidráulicas, oito motores de seis polegares e uma espingarda.

Além da PF e da Polícia Rodoviária Federal, a Operação Poturu também contou com a participação de agentes do Ibama, Funai, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Segurança Pública, Grupo Tático Aéreo do Amapá e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo