PF prende criadores de empresas para encobrir dinheiro do tráfico

Publicado em 30/08/2021 - 14:12 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Federal, com o apoio do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em São Paulo realizou nesta segunda-feira (30) a Operação Arremedo para combater uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos estados de São Paulo e Paraná.

Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão temporária e 12 mandados de constrição de bens no valor total de R$ 56 milhões, que é quando o titular do bem perde o direito de dispor livremente dele. Três mandados de prisão foram cumpridos, mas um dos alvos não foi encontrado e está foragido.

As investigações tiveram início no final de 2019, quando a polícia federal apreendeu 330 quilos de Cocaína no Paraná, e a partir da quebra de sigilo fiscal de suspeitos a polícia descobriu um esquema que envolvia o tráfico de drogas dentro do estado de SP e do Paraná. Ao longo das investigações, duas pessoas foram presas de posse de aproximadamente 140 quilos de cocaína utilizando o veículo falso dos Correios. 

Além disso, os suspeitos também criaram empresas para efetuar a movimentação desses recursos ilícitos, conforme explicou o delegado Fabrizio Galli. Eram duas empresas familiares utilizadas para fazer a movimentação do dinheiro obtido pelo tráfico de drogas.

Eles irão responder pelos crimes de associação criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas podem somar 35 anos de prisão.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo