Operação da PF prende acusados de atuar em garimpos ilegais

Publicado em 15/09/2021 - 15:19 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Acusados de integrar uma organização criminosa que atua em garimpos ilegais de ouro, foram presos, nesta quarta-feira, durante a Operação Curumã da Polícia Federal. Mais de cem policiais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão preventiva de cinco pessoas, no Maranhão e no Pará. O grupo agia há, pelo menos, três anos, na região.

A Polícia Federal apurou que o grupo criminoso tem grande poder econômico e político, utiliza armas de fogo e atua na região de Centro Novo, cidade que fica a cerca de 200 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão. As investigações apontam, ainda, que esse grupo foi responsável pelo desmatamento ilegal de mais de 60 mil hectares de áreas, para realizar o garimpo de ouro, sem autorização de nenhum órgão de fiscalização. Além do desmatamento, a organização causava poluição para extrair o ouro: era utilizada alta quantidade de cianeto e de mercúrio, o que acabou poluindo, também, o rio Maracaçumé.

Essa substância, o cianeto, é altamente tóxica, podendo atacar o cérebro, provocar tremores, delírios, alucinações e parada cardíaca. Segundo a polícia, uma pessoa envenenada pelo cianeto pode morrer por asfixia ou falência múltipla dos órgãos. Ainda de acordo com a Polícia Federal, a população da região ficou exposta a essa substância, o que mostra o perigo da extração ilegal.

Os investigados devem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, poluição, mineração e porte ilegal de arma de fogo, além da participação de organização criminosa. Se condenados, podem pegar mais de 20 anos de prisão.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Operação Maria da Penha atende em um mês cerca de 127 mil mulheres

A ideia era melhorar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões.

Baixar arquivo
Esportes

Tite anuncia convocados para jogos das Eliminatórias para a Copa

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (24) a seleção brasileira para os jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai que vão acontecer em outubro,

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia tem sessões previstas até a próxima quinta-feira (30)

O relator, senador Renan Calheiros, informou que vai apresentar o relatório final no dia seguinte ao último depoimento, mas deixou em aberto se haverá novas convocações.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo