Lei obriga usuários a pagarem pela tornozeleira eletrônica em Goiás

Publicado em 06/10/2021 - 21:58 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Já está em vigor uma lei estadual em Goiás que transfere para os presos a obrigação de pagar pelo uso da tornozeleira eletrônica. A lei, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, institui a cobrança como forma de compensação financeira aos cofres públicos.

Cada equipamento custa 245 reais por mês. De acordo com o governo goiano, mais de 4.600 pessoas usam tornozeleira eletrônica no estado, o que custa 13 milhões de reais por ano. E, neste momento, ainda é preciso comprar mais 10 mil aparelhos novos.

Além do pagamento, os presos também serão responsáveis pela manutenção e conservação da tornozeleira eletrônica. Só ficarão liberados do pagamento os presos que usam a assistência judiciária gratuita.

Quem não pagar pelo equipamento será incluído na dívida ativa de Goiás e ficará com o nome sujo. Também pode sofrer outras punições, mas terá garantida a liberdade de locomoção, de acordo com a decisão judicial que determinou o uso do aparelho.

Além de Goiás, os estados de Santa Catarina e Mato Grosso também cobram pelo equipamento. A tornozeleira eletrônica é usada como forma de garantir a liberdade provisória e em medidas protetivas ou restritivas de direito.

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo