Perícia diz que mortes no Complexo do Salgueiro foram por arma de fogo

Publicado em 24/11/2021 - 21:53 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os resultados dos laudos de necropsia realizados pela perícia do Instituto Médico Legal de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, indicam que as mortes ocorridas no conjunto de favelas do Salgueiro foram provocadas por arma de fogo. A informação é da Secretaria Estadual de Polícia Civil.

Os projéteis encontrados em três corpos vão passar por confronto balístico. A expectativa  da secretaria é de que as armas e os nomes dos policiais militares que participaram da ação sejam entregues à Delegacia de Homicídios daquela região, responsável pelas investigações.

Os confrontos com agentes do Batalhão de Operações Especiais da PM  resultaram em dez mortes, entre elas, a do sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos. De acordo com a Polícia Civil, cinco dos nove mortos tinham antecedentes ou anotações criminais.

Os confrontos no conjunto de favelas do Salgueiro começaram na madrugada de sábado, quando o sargento foi baleado durante um patrulhamento na localidade de Itaúna. O PM chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

No domingo, policiais do Bope fizeram ações na região, e mais uma vez foram recebidos à bala por um grupo suspeito de atuar no tráfico de drogas. No dia seguinte, moradores encontraram oito mortos em uma área de manguezal.

Um dos homens, identificado como Igor da Costa Coutinho, foi reconhecido por policiais como um dos envolvidos no ataque à equipe que provocou a morte do sargento.

Na ação foram apreendidas drogas, duas pistolas, grande quantidade de munição e carregadores para fuzil e pistola, uniforme camuflado -igual ao usado por alguns dos homens mortos, tabletes de maconha, sacolés de um pó branco - similar a cocaína- e material assemelhado ao crack.

A PM foi procurada para justificar o resultado da perícia, mas não deu resposta até o fechamento da matéria.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo