Perícia diz que mortes no Complexo do Salgueiro foram por arma de fogo

Publicado em 24/11/2021 - 21:53 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os resultados dos laudos de necropsia realizados pela perícia do Instituto Médico Legal de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, indicam que as mortes ocorridas no conjunto de favelas do Salgueiro foram provocadas por arma de fogo. A informação é da Secretaria Estadual de Polícia Civil.

Os projéteis encontrados em três corpos vão passar por confronto balístico. A expectativa  da secretaria é de que as armas e os nomes dos policiais militares que participaram da ação sejam entregues à Delegacia de Homicídios daquela região, responsável pelas investigações.

Os confrontos com agentes do Batalhão de Operações Especiais da PM  resultaram em dez mortes, entre elas, a do sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos. De acordo com a Polícia Civil, cinco dos nove mortos tinham antecedentes ou anotações criminais.

Os confrontos no conjunto de favelas do Salgueiro começaram na madrugada de sábado, quando o sargento foi baleado durante um patrulhamento na localidade de Itaúna. O PM chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

No domingo, policiais do Bope fizeram ações na região, e mais uma vez foram recebidos à bala por um grupo suspeito de atuar no tráfico de drogas. No dia seguinte, moradores encontraram oito mortos em uma área de manguezal.

Um dos homens, identificado como Igor da Costa Coutinho, foi reconhecido por policiais como um dos envolvidos no ataque à equipe que provocou a morte do sargento.

Na ação foram apreendidas drogas, duas pistolas, grande quantidade de munição e carregadores para fuzil e pistola, uniforme camuflado -igual ao usado por alguns dos homens mortos, tabletes de maconha, sacolés de um pó branco - similar a cocaína- e material assemelhado ao crack.

A PM foi procurada para justificar o resultado da perícia, mas não deu resposta até o fechamento da matéria.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo