Cuidado com o celular: Procon alerta para golpe do "chip branco"

Publicado em 28/12/2021 - 12:30 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Quem já fez a portabilidade do celular ou perdeu o aparelho telefônico, já viu de perto como funciona o chip em branco das empresas de telefonia.

Com alguns dados como o CPF ou o número do celular é possível pedir um novo chip e continuar com acesso ao velho número.

O problema é que essa facilidade também abre as portas para estelionatários praticarem o golpe do SIM SWAP, troca de chip em inglês, ou simplesmente o golpe do chip branco.

O crime consiste em cancelar as linhas telefônicas das vítimas habilitando chips novos. Com o controle do número, é possível acessar a lista de contatos, receber SMS, WhatsApp e ligações telefônicas e com tudo isso, ter acesso até a aplicativos bancários.

A base do golpe são as fragilidades de segurança das operadoras de telefonia, como explicou o diretor geral do Procon no Distrito Federal, Marcelo de Souza do Nascimento.

O que fazer

A recomendação é comunicar imediatamente a operadora de telefonia para cancelar o chip clonado e registrar o Boletim de ocorrência. O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal Sergio Bautzer explica os motivos.

Bautzer também está coordenando um projeto piloto do Canal Contragolpe que pretende criar o primeiro banco de dados com informações sobre os estelionatários cibernéticos do país. A vítima que tiver qualquer informação sobre os criminosos pode repassar os dados pelo WhatsApp 061 99325-7043. As informações vão ser usadas apenas para a formação do banco de dados e não para a investigação dos crimes.

Em 2019, a empresa de cybersegurança Kyspersky estimou que mais de 5 mil linhas telefônicas foram clonadas no Brasil.

Edição: Raquel Mariano/ Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo