No Rio instituto de segurança aponta queda em indicadores de violência

Publicado em 21/12/2021 - 15:24 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os homicídios dolosos caíram 30% em novembro e alcançaram o menor patamar em 30 anos no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo ISP, Instituto de Segurança Publica. No acumulado do ano, a redução ficou em 8%. Estes foram os menores valores verificados em novembro e em onze meses, desde o início da série histórica, em 1991.

O estado registrou ainda, no mês apurado,  uma queda de 28% no indicador de crimes violentos letais intencionais, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. No acumulado anual, a retração atingiu 7%. O indicador teve os menores valores para o período desde 1999.

Os homicídios por intervenção policial somaram 82 casos em novembro. Número estável em relação a igual período do ano passado, quando foram registradas 81 mortes.

Ainda de acordo com os indicadores do  Instituto de Segurança Publica, outra queda importante foi a de roubos de veículo: 22% frente a novembro de 2020. No acumulado do ano, houve redução de 75% nesses registros. 

Os roubos de carga recuaram 9% no acumulado anual, chegando ao menor valor desde 2013.

Os dados divulgados pelo ISP têm como bases os registros de ocorrência das delegacias de Polícia Civil do Estado no mês de novembro.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo