PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

Publicado em 03/12/2021 - 22:08 Por Graziele Bezerra - Repórter Rádio Nacional - Brasília

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb.

A darkweb, ou deep web, é uma face da internet não acessível a qualquer pessoa, e que exige muito conhecimento técnico para a navegação.

O considerado número um desse grupo criminoso foi preso na primeira fase da operação, em 2019, em São Paulo. O homem era responsável por, pelo menos, cinco fóruns na deepweb que continham discussões e dicas sobre abuso de bebês e de crianças, inclusive com uso de violência.

Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

A chefe de repressão a crimes cibernéticosn Cassiana Saad, fala da importância de investigar e prender os produtores desse tipo de material.

O delegado Cleo Mazzotti lembra que pais e responsáveis devem estar sempre atentos aos sites que as crianças acessam na internet.

As investigações desse caso começaram em 2016 e contaram com a colaboração de polícias estrangeiras.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 20 Estados e no Distrito Federal.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo