PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

Publicado em 03/12/2021 - 22:08 Por Graziele Bezerra - Repórter Rádio Nacional - Brasília

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb.

A darkweb, ou deep web, é uma face da internet não acessível a qualquer pessoa, e que exige muito conhecimento técnico para a navegação.

O considerado número um desse grupo criminoso foi preso na primeira fase da operação, em 2019, em São Paulo. O homem era responsável por, pelo menos, cinco fóruns na deepweb que continham discussões e dicas sobre abuso de bebês e de crianças, inclusive com uso de violência.

Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

A chefe de repressão a crimes cibernéticosn Cassiana Saad, fala da importância de investigar e prender os produtores desse tipo de material.

O delegado Cleo Mazzotti lembra que pais e responsáveis devem estar sempre atentos aos sites que as crianças acessam na internet.

As investigações desse caso começaram em 2016 e contaram com a colaboração de polícias estrangeiras.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 20 Estados e no Distrito Federal.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves PIX foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo