Publicado decreto que cria o Plano de Enfrentamento ao Feminicídio

Publicado em 21/12/2021 - 19:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O novo plano pretende aprimorar o combate ao feminicídio no Brasil. Além da prevenção da ocorrência desses crimes, a ação quer garantir os direitos e a assistência às mulheres em situação de violência e aos seus familiares.

Segundo o Atlas da Violência 2021, mais de 3 mil e setecentas mulheres foram mortas no Brasil em 2019. Pelo menos um terço dos casos é de feminicídio, em que a motivação está relacionada à violência doméstica ou ao desprezo pelo sexo feminino.

O decreto de criação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio foi publicado nesta terça-feira. Entre os objetivos está o de melhorar a articulação entre os órgãos envolvidos no combate à violência contra mulher, assim como produzir dados sobre os casos no país. O plano prevê ações de conscientização e visa garantir assistência integral, humanizada e não vitimizadora às mulheres em situação de violência, vítimas indiretas e órfãos.

Para a presidente da ONG Sobre Viver, Paula Carvalho, o plano vai reforçar o combate nacional ao feminicídio. Ela diz que um dos desafios é superar a dificuldade de a mulher reconhecer a situação de violência, fazer a denúncia e mantê-la até o fim.

O plano têm vigência até o final de 2023 e ainda propõe equipar às Polícias Militares responsáveis por patrulhamento especializado e criar projetos de monitoramento de medidas protetivas de urgência e de reconhecimento facial de violadores.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo