Publicado decreto que cria o Plano de Enfrentamento ao Feminicídio

Publicado em 21/12/2021 - 19:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O novo plano pretende aprimorar o combate ao feminicídio no Brasil. Além da prevenção da ocorrência desses crimes, a ação quer garantir os direitos e a assistência às mulheres em situação de violência e aos seus familiares.

Segundo o Atlas da Violência 2021, mais de 3 mil e setecentas mulheres foram mortas no Brasil em 2019. Pelo menos um terço dos casos é de feminicídio, em que a motivação está relacionada à violência doméstica ou ao desprezo pelo sexo feminino.

O decreto de criação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio foi publicado nesta terça-feira. Entre os objetivos está o de melhorar a articulação entre os órgãos envolvidos no combate à violência contra mulher, assim como produzir dados sobre os casos no país. O plano prevê ações de conscientização e visa garantir assistência integral, humanizada e não vitimizadora às mulheres em situação de violência, vítimas indiretas e órfãos.

Para a presidente da ONG Sobre Viver, Paula Carvalho, o plano vai reforçar o combate nacional ao feminicídio. Ela diz que um dos desafios é superar a dificuldade de a mulher reconhecer a situação de violência, fazer a denúncia e mantê-la até o fim.

O plano têm vigência até o final de 2023 e ainda propõe equipar às Polícias Militares responsáveis por patrulhamento especializado e criar projetos de monitoramento de medidas protetivas de urgência e de reconhecimento facial de violadores.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo