Operação mira suspeitos de receber auxílio emergencial ilegalmente

Organização teria movimentado R$ 6 milhões do benefício

Publicado em 12/04/2022 - 11:12 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal faz nesta terça-feira (12) a Operação Contágios, para cumprir mandado de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que teria recebido ilegalmente pelo menos R$ 6 milhões do auxílio emergencial.

O benefício foi pago pelo governo a uma parcela da população por causa da pandemia de Covid-19.

Os agentes também cumprem determinação judicial de sequestro dos bens investigados. Na casa de um dos suspeitos, no município de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, foram apreendidos telefones celulares, cartões de crédito, talões de cheque, carteiras de trabalho, títulos de eleitores e carteiras de identidade. Tudo em nome de terceiros.

O mandado e a determinação judicial foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, a ação desta terça-feira é parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial. Participam, também, o Ministério Público Federal, a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União, a Caixa, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Cidadania.

Segundo a PF, os objetivos da Estratégia são identificar fraudes massivas, desarticular organizações criminosas e recuperar aos cofres públicos os valores pagos indevidamente.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo