Operação Calígula cumpre mandados de prisão, busca e apreensão no Rio

Publicado em 10/05/2022 - 15:40 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Agentes da Gaeco, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro estão nas ruas da capital para cumprir 29 mandados de prisão e 119 de busca e apreensão contra uma rede de exploração de jogos de azar. Até o momento, 11 pessoas já foram presas.

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público, o grupo é liderado por Gustavo de Andrade e pelo pai, Rogério de Andrade. Ainda segundo o MP, um dos integrante do grupo é Ronnie Lessa, acusado da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Em 2018, ano da morte de Marielle e Anderson, os dois denunciados abriram uma casa de apostas no Quebra-Mar, na Barra da Tijuca. Segundo os investigadores, elementos indicavam a previsão de inauguração de outras casas na zona oeste carioca.

A Operação Calígula também tem como alvos agentes de segurança pública do estado. Só na casa de uma delegada, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e que teve a prisão preventiva decretada na tarde desta terça-feira, foram apreendidos aproximadamente R$ 1,8 milhão. Ela foi denunciada por corrupção e encaminhada para a Corregedoria da Polícia Civil. Outro alvo da operação, também acusado de envolvimento no esquema, o delegado Marcos Cipriano foi preso e encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil.

Segundo o MP, o grupo é suspeito da prática de inúmeros homicídios, além da corrupção e pagamento de propina a agentes públicos integrantes de diversas esferas do estado, principalmente ligados à Segurança Pública. 

Até o momento, foram apreendidos 17 aparelhos de celular, cinco notebooks, um HD e um pen drive, além de quantias em real, dólares, pesos argentinos e uruguaios, cheques, diversos documentos, chips, noteiros, máquinas de cartão e 107 máquinas de caça-níqueis, além de cópias de processos e componentes eletrônicos.

Nós não conseguimos contato com as defesas dos citados. A Polícia Civil não deu retorno.

Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou, por nota, que “a Corregedoria Geral da Secretaria solicitará os autos para consubstanciar procedimento apuratório interno sobre o fato”.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo