Rio adia instalação de câmeras em uniformes de policiais militares

Empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega

Publicado em 13/05/2022 - 16:06 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A implantação de microcâmeras nos uniformes dos agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que estava prevista para a próxima segunda-feira (16), vai atrasar. O governo do estado informou nesta sexta-feira (13) que a empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega por problemas operacionais. E que a empresa pediu mais 20 dias.

Segundo nota do governo do estado, a companhia deve ser multada pela demora. A expectativa era de que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as oito mil câmeras até o fim do primeiro semestre deste ano.

A instalação das câmeras faz parte do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil, e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

O projeto deve começar com 2.190 policiais militares de três batalhões da zona sul, seis da zona norte e um do centro.

O cronograma inicial previa ampliar o uso das câmeras, até o fim de maio, para os batalhões de Três Rios, no Vale do Paraíba e Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; e até o fim de junho, para os demais batalhões. O novo cronograma não foi divulgado pelo governo do estado.

A lei para que o uniforme policial no Rio de Janeiro tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro em junho do ano passado, mas já existe uma lei, promulgada há 12 anos, que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia.

No réveillon de 2021, o equipamento foi testado por policiais que atuavam em Copacabana, na zona sul da cidade. Ao todo, 160 equipamentos fizeram o registro de atividades e abordagens.

Agentes da Operação Lei Seca também fizeram blitz durante o feriado de Ano Novo com 40 câmeras operacionais portáteis instaladas nas fardas.

* Com supervisão de Nádia Faggiani.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo