RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Publicado em 16/05/2022 - 22:04 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prisão em flagrante dos quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil Renato Couto, na última sexta-feira, foi convertida em preventiva. A medida foi comunicada em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira, pelo juiz Rafael Rezende. Na decisão, o magistrado destaca que os presos confessaram o crime. E que há indícios da participação efetiva dos quatro no assassinato.  

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

De acordo com o inquérito, Renato vinha sendo furtado em uma obra na Tijuca, e, por conta própria, começou a investigar. Ao tentar negociar o ressarcimento das peças com Lourival, ele foi cercado e agredido pelo grupo. Renato se identificou como policial civil e pediu para ser levado ao hospital, mas não foi atendido. O agente, então, foi sequestrado com a ajuda de colegas do filho do proprietário, que é militar. Uma viatura da Marinha foi usada para cometer o crime e posteriormente levada até um lava-jato para que vestígios de sangue fossem eliminados.

O corpo do papiloscopista, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco, foi encontrado nesta segunda-feira no Rio Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil confirmou sua identidade e informou que a causa da morte foi asfixia mecânica por afogamento. O diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital, delegado Antenor Lopes, explicou que depois ele foi imobilizado, alvejado e depois o corpo foi jogado no Rio Guandú.

 O crime foi descoberto após colegas da delegacia notarem a ausência de Renato durante um plantão que ele deveria fazer no sábado. Como o perito não foi trabalhar, policiais da delegacia da Praça da Bandeira rastrearam seu celular e chegaram até os militares da Marinha, que foram presos em flagrante.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo