Região metropolitana do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

Publicado em 06/07/2022 - 21:31 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos. O Instituto usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada.

A Tijuca, na zona norte da capital, foi o bairro com o maior número de tiros durante assaltos entre os meses de janeiro e junho, com seis casos no total. Um deles foi o do farmacêutico Carlos Alexandre Resende, morto durante um assalto enquanto esperava a esposa próximo a uma estação do metrô, em março.

Também ganhou repercussão o assalto, no dia 25 de junho, a uma joalheria no shopping de luxo Village Mall, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca, que culminou na morte do segurança Jorge Luiz Antunes que, mesmo desarmado, foi baleado no rosto. 

A diretora do Instituto Fogo Cruzado, Cecília Oliveira, afirma que casos como esse não são isolados.

De acordo com o relatório, o último mês do semestre registrou queda de 15% no número de tiroteios ou disparos de arma de fogo na região metropolitana, na comparação com junho do ano passado. Foram 336 contra 395. As ocorrências deixaram 63 mortos e 64 feridos no mês que passou.

Ainda de acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado, em média, a cada quatro tiroteios ocorridos em junho deste ano, um foi durante ação ou operação policial.

A capital fluminense lidera a lista dos municípios mais afetados pela violência armada. Na sequência, vem os municípios de Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói e São Joao de Meriti.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que se baseia em dados oficiais  divulgados pelo Instituto de Segurança Pública e que os números indicam que o latrocínio (roubo seguido de morte) apresentou queda de 54% nos primeiros cinco meses do ano em relação a 2021. A nota destaca ainda que que, somente neste ano, a corporação já prendeu mais de 15 mil  criminosos, apreendeu mais de 1.800 adolescentes infratores e retirou das ruas cerca de três mil armas de fogo.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo