Operação no Ceará mira esquema de seguro-desemprego indevido

Segundo PF, demissões eram simuladas para receber o benefício

Publicado em 08/08/2022 - 11:17 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia Federal (PF) realiza nesta segunda-feira (8) uma operação no Ceará para desmontar um esquema criminoso de fraudes envolvendo o recebimento de valores indevidos de seguro-desemprego.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão de documentos e mídias para instauração de inquérito policial e individualização da atuação dos suspeitos, além de um mandado de prisão preventiva - todos em Fortaleza.

A pessoa presa é uma mulher suspeita de operar dentro do sistema criminoso com a criação de perfis falsos de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo, segundo a Polícia Federal, era simular demissões. Os documentos falsos seriam apresentados aos órgãos competentes da capital cearense para fins de recebimento indevido do seguro-desemprego.

As investigações começaram em 2020, e apontam indícios de concessão de 55 benefícios irregulares. De acordo com a Polícia Federal, as fraudes estariam ocorrendo desde 2018.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas de até 10 anos de prisão.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo