Operação busca desarticular esquema de fraudes bancárias em 10 estados

Publicado em 28/11/2023 - 16:08 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luis - MA

Operação da Polícia Federal cumpre mandados em 10 estados para desarticular esquemas criminosos de fraudes bancárias eletrônicas

A operação Não Seja Um Laranja 3, da Polícia Federal em parceria com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, foi deflagrada na manhã desta terça -feira (28) e cumpre 19 mandados em 10 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

As investigações têm como alvos pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos e golpes e fraudes contra clientes bancários. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

A Polícia Federal não divulgou valores fraudados pelos investigados nesta terceira etapa da operação. Na primeira, ocorrida em agosto do ano passado, foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, onde as fraudes bancárias eletrônicas investigadas somavam R$ 18,2 milhões. 

Em maio passado, houve uma segunda fase dentro da mesma operação, que cumpriu 51 mandados executados em 17 Estados e no Distrito Federal. Todas as 3 operações  são parte do Convênio Tentáculos, um acordo de cooperação técnica entre a PF e a Febraban assinado em 2017 para o combate a fraudes bancárias eletrônicas.

Os delitos a serem apurados na operação desta terça-feira (28) são de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Mauro Vieira classifica como inaceitável paralisia da ONU com guerras

Na abertura da reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que as instituições multilaterais não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios. 

Baixar arquivo
Política

Fux autoriza quebra de sigilo fiscal do deputado André Janones

O deputado é alvo de inquérito por suspeita de desvios de salários de assessores de seu gabinete. A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa.

Baixar arquivo
Geral

Concurso da Caixa terá quatro mil vagas

A previsão é de duas mil vagas para técnicos bancários e as outras duas mil para técnicos da área de tecnologia.

Baixar arquivo
Política

STF retoma julgamento de ações que questionam “sobras eleitorais”

Decisão do Supremo pode fazer sete deputados federais perderem o mandato, além de interferir nas eleições para vereador, ainda neste ano

Baixar arquivo
Saúde

Governador do Rio decreta epidemia de dengue no estado

A decisão foi anunciada durante uma coletiva no Palácio Guanabara, sede do governo local, e será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

Baixar arquivo
Política

Pacheco fala em acordo pela desoneração da folha de 17 setores

Presidente do Senado se reuniu com Haddad e Padilha e declarou que o acordo com o governo foi pela retirada da reoneração dos setores da Medida Provisória 1202

Baixar arquivo