SP: operação prende 24 pessoas em central telefônica acusada de golpes

Publicado em 08/12/2023 - 14:33 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

No centro de São Paulo, 24 pessoas foram presas por operar uma central telefônica para aplicar golpes.

De acordo com investigação da Polícia Civil de São Paulo, os golpistas se identificavam como funcionários de grandes empresas de telefonia e entravam em contato com comerciantes informando que seria necessário a renovação do cadastro sem qualquer custo. Eles enviavam documentos para assinatura e prometiam melhorar o posicionamento do negócio das pessoas em sites de busca.

No entanto, esse serviço não era cumprido. Além disso, os golpistas cobravam uma taxa de quase R$ 400 por mês das vítimas. Diversos boletins de ocorrência foram feitos, em que as vítimas informaram que foram induzidas ao erro no fornecimento de dados e assinaturas do contrato.

No local da prisão, foram apreendidos 11 computadores, além de celulares, máquinas de cartão e documentos. Os 24 suspeitos presos vão responder por estelionato e associação criminosa. Cada um deles teve sua fiança fixada em R$ 1,3 mil.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Histórias Raras lança nova temporada: Horizontes

O podcast original da Radioagência Nacional volta em sua terceira temporada justo quando o Dia Mundial das Doenças Raras aparece no calendário: 29 de fevereiro, visível apenas em anos bissextos. Horizontes se divide em três episódios para contar o que está sendo feito no presente com o objetivo de conquistar um futuro melhor para esse grupo populacional.

Baixar arquivo
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo
Geral

Greve na Argentina leva companhias aéreas a cancelarem voos

Gol e Latam cancelaram voos entre Brasil e Argentina nesta quarta-feira(28). Grevistas argentinos exigem pelo menos 70% de aumento. 

Baixar arquivo