Balanço: RJ tem 230 pessoas detidas e 23 armas apreendidas no carnaval

Publicado em 12/02/2024 - 20:07 Por Tâmara Freire - da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 230 pessoas foram detidas e 36 adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar, em todo o estado do Rio de Janeiro durante o carnaval. Destas prisões, 30 foram em cumprimento por mandado de prisão em aberto e duas se deram após alerta do sistema de câmeras com reconhecimento facial. Os agentes apreenderam 23 armas de fogo, sendo cinco fuzis, e 180 objetos cortantes como facas e estiletes, além de milhares de entorpecentes em recipientes para uso.

A PM fluminense está atuando no carnaval com um expediente extra de 12 mil agentes, distribuídos principalmente por pontos estratégicos da capital, nas regiões turísticas dos Lagos e Serrana, e nas estradas. Já a Guarda Municipal da cidade do Rio têm trabalhado principalmente com o ordenamento urbano e de trânsito. Até a tarde desta segunda-feira (12), quase 700 multas já tinham sido aplicadas.

Uma equipe também precisou conter um tumulto após o encerramento de um bloco, porque um, grupo de foliões se recusou a desobstruir a via. De acordo com a corporação, essas pessoas chegaram a lançar pedras, garrafas de vidro e pedaços de madeira contra os guardas. Dois agentes ficaram feridos e precisaram de cuidados médicos, e duas viaturas foram danificadas.

Em conjunto com a Polícia Militar, e utilizando instrumentos de menor potencial ofensivo, as equipes conseguiram liberar a via.

Edição: Rádio Nacional/Pollyane Marques

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo