logo Radioagência Nacional
Segurança

Metanol: Governo cria comitê para combater a adulteração de bebidas

Governo e setor privado discutiram ações contra a falsificação
Baixar
Sarah Quines - Repórter da Rádio Nacional
07/10/2025 - 22:12
São Paulo
Brasília (DF), 30/09/2025 – O ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), durante entrevista para falar sobre os casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, agora concentradas no estado de São Paulo, devem transcender os limites do estado.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

O governo federal criou um comitê para  facilitar o planejamento das ações de combate à adulteração de bebidas e também proteger o setor. 

O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante uma uma reunião no Palácio da Justiça, em Brasília, com representantes do governo e do setor privado de bebidas.

O ministro destacou que se trata de uma crise de saúde pública e também econômica. A reunião discutiu medidas para combater a circulação de produtos adulterados e criou o Comitê de Enfrentamento da Crise do Metanol. 

De acordo com a pasta, foram identificados 30 estabelecimentos suspeitos de vender a bebida adulterada. O estado de São Paulo concentra a maioria dos locais notificados. 

Um alvo importante das fiscalizações, segundo Ricardo Lewandowski, é o setor de fraudes praticadas na internet, com a venda de lacres, rótulos, tampas e garrafas de bebidas. 

A ação coordenada do Ministério da Justiça e Segurança Pública junto aos estados investiga a origem do metanol para identificar se ele é derivado de combustíveis fósseis ou de processos de fermentação. De acordo com o ministro Lewandowski, por enquanto, nenhuma hipótese foi descartada. 

Participaram da reunião representantes dos ministérios da Saúde, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Receita Federal. 

Entre os representantes do setor, estiveram presentes duas Associações Brasileiras de Bebidas e uma de Combate à Falsificação, a Confederação Nacional da Indústria; o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade; o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja e a fábrica Diageo, representante da indústria de bebidas.

x