Mudanças no acesso ao Estádio Olímpico do Rio começam sábado

Publicado em 18/07/2016 - 21:12 Por Douglas Correa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

rio2016_banner

 

O acesso ao Estádio Olímpico, conhecido como Engenhão, que receberá as disputas de atletismo e algumas partidas de futebol durante a Rio 2016, vai mudar a partir do próximo sábado (23). Para viabilizar as competições, o entorno do estádio terá operações especiais de tráfego, que englobam mudança no sentido de vias, proibição de estacionamento e bloqueio de ruas. No sábado, a prefeitura vai inverter a mão em algumas ruas, que permanecerão com o sentido alterado até o final da Paralimpíada, no dia 18 de setembro.

Os bloqueios e as proibições de estacionamento terão impacto na vida dos moradores de áreas próximas das instalações olímpicas. O acesso às residências será modificado, o tráfego de veículos, interrompido e os moradores deverão apresentem o comprovante de residência nos bloqueios.

Para os jogos de futebol no Engenhão, há interdições previstas nos dias 3, 4, 6 e 7 de agosto, das 10h à 1h da madrugada do dia seguinte. O fechamento para as provas de atletismo será  nos dias 12 e 13 e de 15 a 18 de agosto, das 6h30 à 1h da madrugada do dia seguinte, e nos dias 14, 19 e 20 do mesmo mês, entre as 10h e a 1h da madrugada.

Controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) e agentes da Guarda Municipal vão participar da operação. Veículos operacionais e motocicletas serão usados para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento, caso haja necessidade. Serão utilizados também painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego a partir da segunda-feira anterior aos Jogos. Além disso, reboques da CET-Rio ficarão posicionados nos arredores para desobstruir as vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações Rio vai monitorar a área do evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, para garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios do circuito.

Inversão de mão

Para facilitar a circulação de moradores durante o período, a prefeitura fará a inversão de mão de direção das principais ruas no entorno do Estádio Olímpico. As provas de atletismo serão a grande atração do estádio, com a participação do jamaicano Usain Bolt, ganhador de seis medalhas de ouro em provas olímpicas.

A operação no entorno do estádio será iniciada às 18h do dia 2 de agosto, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento. Haverá bloqueio de tráfego para os jogos de futebol nos dias 3, 4, 6 e 7.

Com a interdição da Rua José dos Reis nos dias de competição, a partir da Rua Bento Gonçalves, haverá implantação de mão inglesa para o acesso ao Hospital Memorial. Os motoristas deverão usar a Rua Goiás para chegar à  José dos Reis.

Proibição de estacionamento

A partir das 18h do dia 2 de agosto até 2h após o termino da cerimônia de encerramento dos Jogos, no dia 21, o estacionamento será proibido, em toda a extensão, nas ruas Guilhermina, Bento Gonçalves, Benício de Abreu, General Clarindo e, Dona Eugênia.

Os carros não poderão estacionar na Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Goiás; na Rua das Oficinas, entre a José dos Reis e a Dr. Padilha; e na Doutor Padilha, entre a Arquias Cordeiro e a Rua das Oficinas.

O estacionamento será proibido também em toda a extensão das ruas Henrique Scheid; Piauí; e José Bonifácio.

Os carros não poderão parar na Rua Getúlio, no trecho entre as ruas Arquias Cordeiro e Cirne Maia; na Arquias Cordeiro, entre a Goiás e a Piauí; na Honório, entre a José Bonifácio e a Piauí; na Goiás, entre as ruas Guilhermina e  Arquias Cordeiro. O estacionamento será proibido ainda em toda a Rua Sales Guimarães.

Reboques

Todos os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento, que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos, circulando na área de abrangência do evento, para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão levados para os depósitos públicos municipais.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias