Sul-coreano é o nono golfista a desistir da Rio 2016 por medo do vírus Zika

Publicado em 11/07/2016 - 18:21 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília

rio2016_banner

Mais um golfista desiste de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, alegando preocupação com o vírus Zika. O sul-coreano Kim Kyung-Tae, 41º do ranking mundial, informou que não participará da Olimpíada, porque quer ter um segundo filho e teme colocar sua saúde em risco. 

“Como pai, não quero correr o risco, não importando o quão improvável seja eu ser infectado”, disse o golfista sul-coreano em declaração divulgada pela imprensa de seu país.

“Pensei muito sobre tomar essa decisão. Gostaria de me desculpar do fundo do meu coração com os fãs que estão desapontados com minha decisão”, completou o atleta. Kim Kyung-Tae se junta a uma lista cada vez maior de golfistas que optaram por não viajar ao Brasil, com medo de uma contaminação pelo Zika.

A decisão do atleta asiático faz dele o nono desistente só entre golfistas, sendo o quinto que abandona os jogos por causa do Zika. Uma das desistências mais sentidas pelos fãs do esporte deve ser a de Jason Day, líder do ranking mundial. O australiano também não virá para evitar possibilidade de contaminação pelo vírus.

“O motivo da minha decisão são as preocupações com a possível transmissão do vírus Zika e os riscos que isso pode representar a uma futura gravidez da minha esposa e para futuros membros de minha família”, disse Day, em declaração divulgada no fim de junho.

Além de alguns atletas manifestarem publicamente preocupação com o tema, cientistas internacionais propuseram à Organização Mundial da Saúde (OMS), em carta aberta, a mudança das datas da Olimpíada e da Paralimpíada.

Em resposta, pesquisadores brasileiros que participam do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV) afirmaram que não há motivo para tal atitude.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias