Olimpíada: brasileiros estreiam com duas vitórias no taekwondo

No feminino, Iris Tang Sing venceu na categoria até 49kg; Venilton

Publicado em 17/08/2016 - 09:54 Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os atletas brasileiros de taekwondo estrearam na Rio 2016 com duas vitórias na manhã de hoje (17). No feminino, Iris Tang Sing venceu na categoria até 49kg, enquanto Venilton Teixeira ganhou o combate inicial na categoria até 58kg masculino.

Iris Tang Sing estreia no taekwondo da Rio 2016

Iris Tang Sing (de vermelho) estreia no taekwondo com vitória contra a neozelandesa Andrea KildayReuters/Issei Kato/Direitos Reservados 

Iris obteve o placar de 7 a 5 contra a neozelandesa Andrea Kilday. A fluminense de Itaboraí ficou à frente no placar do início ao fim, apesar de ceder golpes no terceiro e último round, deixando a torcida tensa no final.

Já Venilton demonstrou grande superioridade sobre o israelense Ron Atias, encerrando a luta precocemente no segundo round após um chute certeiro na cabeça do adversário. Com o golpe, o placar ficou em 16 a 2 para Venilton, único atleta do Amapá na Rio 2016. Pelas regras, a luta termina antecipadamente se um dos lutadores abrir 12 pontos ou mais de vantagem sobre o adversário até o fim do segundo round.

 

Venilton Teixeira venceu o israelense Ron Atias no taekwondo

Venilton Teixeira venceu o israelense Ron Atias no taekwondoReuters/Issei Kato/Direitos Reservados 

Novas regras

Após mudanças recentes nas regras, com um único golpe é possível marcar até quatro pontos, o que contribui para deixar o combate indefinido até os últimos momentos. A partir da Olimpíada de Londres, em 2012, foram introduzidos também sensores nos coletes e capacetes, que fazem a marcação automática dos pontos e deixam a luta mais dinâmica.

No taekwondo, todas as lutas de uma categoria são disputadas no mesmo dia. O próximo combate de Iris será às 15h, e o de Venilton, às 15h15. Os adversários dos brasileiros ainda serão definidos. Tanto Iris como Venilton foram medalhista de bronze no Mundial de 2015.

O taekwondo, uma arte marcial criada na Coreia do Sul, entrou para a Olimpíada em Sidney, na Austrália, no ano 2000. O Brasil conquistou sua única medalha olímpica na modalidade, um bronze, com Natália Falavigna, em Pequim (2008).

Edição: Denise Griesinger

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias