Santa Casa de Cuiabá suspende internações e atendimento ambulatorial

Publicado em 31/07/2018 - 20:22 Por Juliana Cézar Nunes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Todos os atendimentos ambulatoriais e as novas internações na Santa Casa de Cuiabá estão suspensos. Apenas os 170 pacientes internados continuam sendo assistidos na unidade filantrópica.

O motivo da suspensão dos serviços é o atraso de quase dois meses nos salários dos funcionários da instituição. Os médicos aderiram parcialmente ao movimento e estão atendendo os pacientes internados. Já a greve dos enfermeiros e dos funcionários administrativos atingiu adesão de 30%.

Segundo o presidente da Santa Casa de Cuiabá, Antônio Presa, os salários estão atrasados por causa de dívidas da prefeitura e do governo estadual com a instituição. “Existem alguns serviços que já prestamos e não foram pagos e mais uns acordos que foram feitos e não foram cumpridos, e isso gera, para nós, um valor de R$ 20 milhões.”

A Secretaria Municipal de Saúde nega a informação sobre atrasos nos repasses à Santa Casa de Cuiabá e diz que a maior parte dos pagamentos está em dia, faltando cerca de R$ 120 mil relacionados a um pagamento por qualidade do serviço.

Uma reunião com a prefeitura já foi solicitada pela Santa Casa. De acordo com Antônio Presa, outras unidades estão prestes a fechar as portas no estado. Ele citou a Santa Casa de Rondonópolis, onde os profissionais da unidade de terapia intensiva (UTI) já iniciaram um movimento grevista. E uma greve geral está prevista para o dia 3 de agosto, caso os salários não sejam pagos.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.