Últimas notícias Libras

Rio de Janeiro (RJ) 08/02/2024 - Heloise Gripp Diniz foi a primeira surda a se tornar doutora em Linguística pela UFRJ
Foto: Heloise Gripp Diniz/Arquivo Pessoal
Educação

Pesquisadora surda defende doutorado em Libras na UFRJ

Filha de pais surdos, a carioca Heloise Gripp Diniz defendeu tese sobre o tema Variação fonológica das letras manuais na soletração manual em Libras.

Rio de Janeiro (RJ) 11/02/2024 -  Libras e audiodescrição: profissionais tornam Sapucaí acessível.
Foto: Gustavo Becker/Dona Comunicação/Divulgação
Geral

Intérpretes de Libras tornam desfiles na Sapucaí acessíveis

Lei garante a pessoas com deficiência direito de acessar os espaços com serviços ou eventos culturais e esportivos em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Geral

INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

Serviço terá duração de 180 dias e passará por avaliação antes de implantação definitiva. A partir de fevereiro de 2024, outras agências poderão participar.

Geral

Glossário de Libras para Administração está aberto a contribuições

Objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação e a compreensão entre profissionais surdos e ouvintes no ambiente administrativo. Contribuições podem ser enviadas por e-mail.

São Paulo - A Escola de Samba Pérola Negra abriu, o desfile de carnaval de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital paulista ( Divulgação/Rafael Neddermeyer/LIGASP/Fotos Públicas)
Geral

São Paulo: desfiles das escolas de samba terão audiodescrição e libras

Ideia é tornar o carnaval no Sambódromo do Anhembi, na capital, uma festa cada vez mais democrática, acessível e inclusiva a quem tem deficiência visual ou auditiva.