logo Agência Brasil
Geral

Filme sobre dom Pedro Casaldáliga volta ser exibido em São Félix do Araguaia

Descalço sobre a Terra Vermelha conta a história do bispo emérito de
Michèlle Canes - Enviada especial da Agência Brasil
Publicado em 03/12/2014 - 23:58
São Félix do Araguaia (Mato Grosso)
Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, fala sobre a estreia do filme Descalço sobre a terra vermelha (Wilson Dias/Agência Brasil)
© Wilson Dias/Agência Brasil

O filme Descalço sobre a Terra Vermelha, que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, voltou a ser exibido na noite de hoje (3) no centro comunitário da cidade. Assim como ocorreu na noite de ontem (2), na pré-estreia, o centro foi completamente ocupado por moradores da região que queriam conhecer um pouco da vida do religioso, reconhecido pela luta que travou em favor dos direitos das pessoas desfavorecidas e da população indígena.

Pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, obra que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, é uma coprodução da TV Brasil (Wilson Dias/Agência Brasil)

O filme Descalço sobre a Terra Vermelha, obra que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, é uma coprodução da TV Brasil /Wilson Dias/Agência Brasil

Na entrada do espaço reservado para a exibição, quem chegava recebia um pacote de pipoca e suco de frutas. A primeira sessão começou às 18h. A professora aposentada Eva Caetano assisitiu ao filme na terça-feira (2). Ela disse que gostou tanto que voltou para a sessão desta noite. “[O filme] trouxe um conhecimento do que aconteceu. Assisti duas vezes e, se pudesse, assistia mais. Vim de Água Boa só para esse evento”.

Jurani Dias é vigilante e mora na cidade. Chegou cedo para a sessão das 21h a fim de garantir um bom lugar e não perder nada, inclusive disse que atuou no filme como figurante.  “Estou ansioso. Primeiro, para rever os colegas que participaram com a gente”. Ele disse que foi criado em São Félix e ficou feliz em saber que o filme também será mostrado em outros países. “Conheço a história de São Félix, conheço a história de dom Pedro. Achei interessante demais que do outro lado do mundo tenha gente de olho na gente aqui. Estamos na expectativa de sentar e assistir”.

O comerciante Valmo Rodrigues também veio para a segunda sessão da noite. Ele contou que conheceu dom Pedro antes mesmo de ele se tornar bispo. “Quando o conheci, ele era padre. Estou curioso. Eu conheço a história de fato, presenciei. A vida dele é emocionante”.

Antônia Araújo, que viu o filme na sessão das 18h, confessou que já havia assistido ontem e ficou emocionada. Hoje, segundo ela, não foi diferente. “Dom Pedro sofreu muito com os fazendeiros. Gostei muito do filme e vou assistir na televisão também”.

A população de São Félix terá a oportunidade de ver a obra até amanhã (5). As exibições ocorrem duas vezes ao dia: às 18h e às 21h. Nesta quinta-feira (4), a sessão das 18h receberá cerca de 300 estudantes da cidade. Na das 21h foram distribuídas 100 entradas para os professores. Descalço sobre a Terra Vermelha é uma coprodução da TV Brasil com a televisão espanhola TVE e a catalã TVC. O filme poderá ser visto pelos telespectadores da TV Brasil nos dias 13, 20 e 27 de dezembro, sempre às 21h30, horário de Brasília.