Índios Fulni-ô participam das comemorações dos 55 anos de Brasília

Publicado em 20/04/2015 - 20:18 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Projeto Brasília Faz a Festa apresenta música e dança em espaços públicos. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos de Brasília. Na foto, o grupo cultural Walê Fulni-ô (Valter Campanato/Agência Brasil)

Os índios da etnia Fulni-ô cantaram seus rituais tradicionais no Parque da Cidade durante as comemorações dos 55 anos de BrasíliaValter Campanato/Agência Brasil

Índios da etnia Fulni-ô participaram hoje (20) das comemorações dos 55 anos de Brasília, no Parque da Cidade. Os Fulni-ô, em um grupo de nove índios, cantaram seus rituais tradicionais e convocaram os brasilienses a participar de uma cantiga de roda, chamada União dos Povos. “Viemos de Pernambuco, de uma aldeia de 6 mil índios. Viajamos três dias para divulgar nossa cultura nas escolas e aqui para vocês”, disse o cacique Walê Fulni-ô.

A apresentação no Parque da Cidade, no centro de Brasília, foi apenas uma das missões dos índios na capital federal. Eles participam de um projeto financiado pelo governo local no qual visitam escolas e mostram às crianças um pouco de suas músicas, danças e seu idioma, o Yatê.

Projeto Brasília Faz a Festa apresenta música e dança em espaços públicos. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos de Brasília. Na foto, a banda Seu Preto e Tuka Villa-Lobos (Valter Campanato/Agência Brasil)

A banda Tuka Villa-Lobos também se apresentou durante as comemorações do aniversário de BrasíliaValter Campanato/Agência Brasil

Após a apresentação dos Fulni-ô, foi a vez dos artistas locais subirem ao palco. Tuka Villa-Lobos e sua banda mostraram um rock com bastante energia, que fez frequentadores do parque pararem para assistir. A engenheira Gilma Rocha foi uma dessas. Ela estava correndo pelo parque e ouviu o som pulsando dos amplificadores, então foi conferir. “O governo tem que investir em festas populares. Temos um parque maravilhoso, precisamos aproveitar esse espaço. E temos também que valorizar as bandas e artistas locais.”

No palco montado no Parque da Cidade, ainda se apresentam as bandas Seu Preto, Na Lata e Judas. Já no gramado da Torre de TV, o público pode ver, a partir das 18h30, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, com participação do violeiro Roberto Corrêa; além do Baile do Almeidinha, com Hamilton de Holanda, Rosa Passos e Ellen Oléria.

Confira o especial sobre os 55 anos de Brasília.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias