Cidade de Goiás se prepara para receber fiéis na Procissão do Fogaréu

Dez mil pessoas são esperadas para a tradicional procissão, realizada

Publicado em 23/03/2016 - 13:45 Por Jéssica Gonçalves – Enviada Especial - Goiás (GO)

Procissão do Fogaréu, na Cidade de Goiás

Na Procissão do Fogaréu, os chamados farricocos representam soldados romanosArquivo/Agência Brasil

Dez mil pessoas são esperadas para a tradicional Procissão do Fogaréu, realizada há mais de 270 anos na cidade de Goiás (GO). A celebração começa hoje (23), à meia-noite, na chamada Quarta-feira das Trevas, quando as luzes da cidade se apagam e dão lugar às tochas, que iluminam o espetáculo ao ar livre.

Cerca de 40 farricocos, personagens vestidos de túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos, concentram-se em frente à Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, acompanhados da multidão. Ao som de tambores, o grupo segue para a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que simboliza o local da última ceia, e depois marcha em direção à Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Jardim das Oliveiras, lugares descritos na Bíblia.

Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

Procissão do Fogaréu na cidade de GoiásArquivo/Agência Brasil

Ao som de um clarim, é decretada a prisão de Jesus Cristo. Os fiéis retornam, então, à praça central, onde é encerrada a procissão.

Fogareuzinho

Mais cedo, às 17h, é a vez de as crianças participarem do momento que reúne fé, tradição e folclore. Organizado pela Escola Letras de Alfenim, o Fogareuzinho foi criado especialmente para os pequenos. Em um percurso curto, a procissão sai do Museu das Bandeiras e a encenação ocorre de forma semelhante ao evento da noite, contando com os chamados Farricoquinhos.

O evento histórico na cidade de arquitetura colonial, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, atrai pessoas de vários lugares do Brasil.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias